Conteúdo

Quem Faz a Diferença

Instrutora de ecopontos venceu dificuldades e realizou sonho de ser professora

Há um ditado bastante popular que resume a trajetória de pessoas batalhadoras e atentas às oportunidades: “se um cavalo selado passar perto de você, suba. Pode ser que ele não passe duas vezes.” Exemplo disso é a trajetória de Elaine Meire dos Santos, instrutora de funcionários de ecopontos da Inova Gestão de Serviços Urbanos, empresa associada ao Selur.

Desde a infância, Elaine tinha o desejo de ser professora, mas a necessidade de garantir a sobrevivência fez com que tivesse de se afastar dos estudos. “Trabalhei como varredora de ruas por algum tempo. É um trabalho duro, mas uma experiência que me possibilitou um crescimento pessoal enorme. Nele, pude ter muito contato com pessoas diferentes, moradores de rua, vidas muito mais complicadas que a minha”, relembra a instrutora.

A vivência aumentou o amor e a dedicação de Elaine, que aproveitou todas as chances surgidas depois disso. Em um dos ecopontos, aprendeu a fazer a separação de recicláveis, e, depois de dois anos e meio nessa função, foi promovida a motorista. Motivada, resgatou o sonho de ser professora e concluiu a Faculdade de Pedagogia. “Sem o apoio das pessoas com quem trabalho, tudo seria mais difícil.”

Esse relato de superação integra o livro “Histórias de Gente, Histórias da Gente”,  idealizado pelo Infinito Cultural e a Inova.