Conteúdo

No ano de 2018, durante o período trabalhado, do início de abril a dezembro, diversos temas foram trabalhados a fim de conscientizar e engajar a sociedade na participação ativa do processo de descarte correto de resíduos e criar uma relação de proximidade entre o cidadão e o lixo.

Entre os principais temas, podemos destacar postagens e artigos que discutiram o Novo Código Florestal Brasileiro, o Marco Legal do Saneamento Básico, o Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana (ISLU), a diferenciação entre aterros sanitários e lixões, o combate ao lixo plástico nos oceanos e meio ambiente, o prejuízo financeiro obtido ao não praticar a reciclagem, entre outros vários outros.

Nesse ano, também foi possível identificar o perfil de navegação do usuário do Movimento Lixo Cidadão – mulher (67% dos casos), entre 35 e 44 anos, em sua maioria, moradores de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas e que costuma navegar na página da 12h às 20h, período de maior atividade da rede.

Números do Movimento Lixo Cidadão

Nesses nove meses de trabalho no MLC, foi possível também criar uma base sólida e avaliar o impacto das postagens sobre os usuários. Podemos afirmar que os números expressam um engajamento bem positivo. No Facebook, foram 187 publicações no período compreendido, sendo que 50 delas foram matérias compartilhadas de veículos da imprensa. Estas tiveram um alcance de 582.313 pessoas e um envolvimento de 76.521 usuários com as postagens. Por fim, as postagens atraíram 3.815 novas pessoas a visualizar a página. O Movimento Lixo Cidadão alcançou a marca de 1615 novas curtidas.

Já no Instagram, ferramenta que foi adotada no meio do trabalho, alcançou a marca de 6.000 seguidores, com 69 postagens feitas, entre elas vídeos e imagens. A média de curtidas foi de 126 por publicação.

Semanalmente, a cada quarta-feira, o blog do Movimento Lixo Cidadão publica um artigo que fomenta o debate de temas importantes no setor de resíduos sólidos. A ideia é viabilizar discussões aos leitores, de maneira fácil e simples de entender.

Entre os principais artigos do ano, vale destacar aqueles que tiveram grande repercussão entre os usuários e promoverem relevantes questões sobre os temas. Ainda dá tempo de ler! Clique nos links para acessar os textos.