Conteúdo

ABLP realiza 1º Encontro Técnico da associação em Goiás

Nos dias 5 e 6 de abril, a cidade de Pirenópolis, em Goiás, sediou o 1º Encontro Técnico da ABLP – Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública. Durante os dois dias, representantes do poder público, técnicos e profissionais com experiência na área participaram de palestras e mesas de discussões sobre importantes temas para o setor. O conteúdo das palestras está disponível aqui (www.ablp.org.br/conteudo/eventos_realizados.php?pag=realizado&id=13).

Dentre os assuntos abordados pelos palestrantes destacam-se:  a revisão do novo Código Florestal, considerada uma “situação muito crítica” pelos especialistas por inviabilizar a construção de novos aterros sanitários; o atraso em torno da implantação efetiva da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS); a importância de uma arrecadação específica para os serviços de coleta e tratamento dos resíduos dos municípios, já que a sustentabilidade financeira é um dos principais pontos para a viabilidade do serviço ; e a conscientização de diferentes esferas para o fato de que a correta destinação dos resíduos resultaria em uma economia significativa para o Estado e para a população.

Outro ponto amplamente discutido durante o evento foi a situação atual do gerenciamento de resíduos no Brasil. O setor de limpeza urbana, que sempre careceu de investimentos adequados, sofreu grande impacto com a crise econômica dos últimos anos – e a falta de recurso das prefeituras fez com que o lixo deixasse de ser tratado da maneira adequada em diversos municípios.