Assembleia Geral conclui novo Código de Conduta do SELUR
Após longo período de estudos, debates e contribuições para o seu aperfeiçoamento, a Assembleia Geral das associadas concluiu no dia 25 de março de 2019 o processo de discussão e aprovação do Código de Conduta do SELUR, que pauta as ações da entidade pela transparência e conduta ética, baseadas tanto em seu estatuto social quanto nas leis e regulamentos que definem sua atividade.
Este código, que tem como base as diretrizes do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, define as condutas esperadas para a entidade em suas relações institucionais, possibilitando cumprir com seu dever sob os melhores padrões éticos. Esta é uma importante conquista para o setor, pois confere ainda maior legitimidade para o sindicato nas relações com poder público.
Os princípios e políticas estabelecidos no Código de Conduta proclamam os compromissos e responsabilidades no que tange a sua preocupação ambiental, social e econômica relacionada ao serviço de limpeza urbana e gestão de resíduos sólidos. Por essa razão, suas disposições norteiam as ações de colaboradores e associados.
Ao promover a prática dos princípios éticos deste Código, o SELUR eleva ainda mais o seu patamar de governança e, consequentemente, das empresas associadas, contribuindo institucionalmente para a valorização da atividade representada junto ao Poder Público e à Sociedade.
O Código de Conduta do SELUR segue em linha com a elaboração do Pacto Setorial de Integridade, em parceria com o Instituto Ethos e a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, que visa a difundir melhores práticas de compliance e governança corporativa, garantindo maior proteção às empresas contra casos de corrupção interna e externa.
No dia 15 de abril, durante o Seminário Internacional de Resíduos Sólidos, será lançada a Cartilha para orientar as empresas na direção de boas práticas. Seu propósito é ser uma ferramenta educativa, que contribua para o combate à corrupção e promoção da melhoria do ambiente de negócios.