Conteúdo

Belém recebe Seminário Internacional de Resíduos Sólidos na Amazônia

Em vigor desde 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) ainda está longe de ser totalmente implementada no Brasil. Por isso, continua sendo tema de uma série de debates no país. No último dia 25, foi a vez do Seminário Internacional de Resíduos Sólidos na Amazônia, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) e pelo Centro das Indústrias do Pará (CIP), em Belém (PA).

O evento reuniu especialistas nacionais e internacionais para discutir questões como a logística reversa na indústria; a responsabilidade dos geradores de resíduos e do poder público; oportunidades e tendências; destinação final e tecnologias inovadoras – mesa temática que contou com a participação do presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb), Marcio Matheus.

Durante a apresentação, Matheus destacou que, em vez de avançar em direção às melhores práticas mundiais, o Brasil tende a regredir na agenda ambiental e de saúde pública se o cenário permanecer como está. Segundo ele, atualmente não há viabilidade logística, competitividade igualitária entre as operadoras públicas e privadas, tampouco arrecadação específica vinculada para a devida sustentabilidade financeira. Ele chamou a atenção, ainda, para a importância de se criar uma agência reguladora técnica e independente de âmbito federal, que harmonize os interesses das partes da gestão integrada de resíduos sólidos em prol do seu desenvolvimento.

Julho/2018