Conteúdo

Com Rede Brasil Pacto Global da ONU, SELURB busca manter setor livre de casos de corrupção

Representantes do SELURB participaram, no dia 22 de agosto, de uma reunião com a Rede Brasil Pacto Global da ONU para tratar da proposta de criação de uma cartilha, a exemplo do que foi feito recentemente com as empresas de construção civil, para auxílio das empresas do setor de Resíduos Sólidos sobre como lidar com casos de corrupção. Na ocasião os representantes das empresas de limpeza urbana levaram ao conhecimento da entidade vinculada às Nações Unidas as especificidades do setor no que diz respeito às políticas de compliance.

“Nós já temos uma relação muito forte com a Rede Brasil Pacto Global e identificamos mais esta oportunidade de estabelecer uma política eficiente e esclarecedora sobre um assunto que está sempre pautando as discussões no Brasil”, diz o presidente do SELURB, Marcio Matheus.

No dia 16 de maio deste ano, a Rede Brasil publicou uma cartilha para auxiliar empresas do setor de construção civil a lidar com casos de corrupção. Em um compilado de 13 cenários fictícios, o documento traz recomendações de como as construtoras devem agir para evitar o envolvimento em esquemas ou atos pouco republicanos.

No caso da limpeza urbana, o planejamento de ação coletiva considera as características do setor, como os métodos de contratação por parte das prefeituras, órgãos responsáveis, taxa de inadimplência e obtenção de licença para operação. O plano também prevê interlocução com o poder público de maneira que sejam tomadas medidas importantes como o estabelecimento de uma agência regulatória do serviço, com visão clara sobre implantação de programas de integridade e gestão compliance em licitações públicas no âmbito do setor de Limpeza Urbana e Resíduos Sólidos, nos níveis Federal, Estadual e Municipal.

Desta forma, o objetivo final é a promoção de um ambiente setorial saudável, caracterizado  pela integridade das práticas de governança e conduta empresarial das operadoras de limpeza urbana.