Conteúdo

PNRS é pauta de debate no Programa Nova Cidade

O presidente do SELURB, Marcio Matheus, e o consultor de sustentabilidade, Engº. Carlos Rossin, participaram na primeira semana de novembro da gravação do programa Nova Cidade, da TV Interação. Eles debateram sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, tendo como base os resultados do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana deste ano (ISLU 2018).

Matheus ressaltou a importância da PNRS para o país, mas lembrou que a política ainda patina em alguns itens importantes, como a previsão de sustentabilidade econômico-financeiro para a limpeza urbana. Outro ponto destacado foi o da responsabilidade compartilhada.

“Quando nasce um produto, já nasce um resíduo junto. Por isso, é essencial que haja disciplina já na produção. Ao mesmo tempo, existe a responsabilidade do consumidor sobre a poluição que ele gera e também para o município, por causa do perigo à saúde pública e os prejuízos ao meio ambiente”, lembra.

Já Rossin lembrou que houve grandes avanços na questão do tratamento de resíduos pelo setor privado no mundo. No entanto, o fato de a China ter restringido a importação de materiais recicláveis, promoveu transformações no sistema de consumo.

“Uma das saídas é banir o consumo de materiais descartáveis, que não têm impacto grande no cotidiano das pessoas”.

Os dois também falaram sobre a necessidade de um plano nacional de resíduos sólidos e sobre a atuação das empresas de limpeza urbana no país.

Assista ao programa completa clicando aqui.