Presidente do SELURB faz apresentação sobre Dia do Meio Ambiente na FIESP
O presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana, Marcio Matheus, esteve no dia 4 de junho na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP para a apresentação de um painel especial por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na data seguinte. Matheus fez a apresentação intitulada “Produção- Consumo- Descarte: do modelo que temos para o modelo que queremos”.
O presidente chamou atenção para a questão da relação da sociedade com os resíduos e o grande desafio da destinação correta. Infelizmente, ainda existem mais de 3.000 lixões no país, enquanto os aterros sanitários não chegam a 700. “Desde 1954, é proibido dispor resíduos a céu aberto, porém, quase 60 anos depois, isso ainda acontece”.
Em seu discurso, ele ressaltou que o caminho para reverter esse cenário é a regionalização dos aterros sanitários, juntando os esforços dos municípios para gerar escala e dar viabilidade ao sistema de tratamento de rejeitos por aterros. Matheus ilustrou como esse processo funcionou nos Estados Unidos. Em 20 anos, o país erradicou 20 mil lixões, substituindo-os por 1,4 mil aterros regionalizados modernos, que recebem os rejeitos de várias cidades em regiões próximas.
Outro ponto importante é a garantia de uma receita própria para o custeio dos serviços de coleta, transporte, tratamento e disposição final ambientalmente adequada em aterros sanitários. “Auditoria do TCU, de 2006, aponta que 29 dos 52 aterros sanitários construídos com dinheiro da FUNASA foram abandonados ou se tornaram lixões, por ausência de mecanismos de custeio para sustentabilidade financeira da respectiva operação”