Conteúdo

SELUR inclui pauta patronal em acordo setorial

No mês de maio, o SELUR e os sindicatos da categoria Grandes Geradores – SIEMACO Guarulhos, SIEMACO Osasco, SIEMACO São Paulo, SINDLIX e SINDMOTORLIX – concluíram o acordo referente à Data Base 01/maio/2018. Os principais pontos do acordo, como os índices de reajuste salarial e os critérios para quitação das verbas rescisórias contratuais e para descontos de contribuições, foram publicados na Carta Circular 14/2018.

De acordo com Adalberto Oliveira, Diretor de Relações Sindicais do SELUR, outro ponto significativo foi a apresentação da pauta patronal, um requerimento inédito elaborado pela entidade e que contempla questões relevantes para todo o setor. “Existem aspectos da legislação que são controversos e podem criar obstáculos às operações das empresas do setor. Ao incluí-los na pauta patronal e, por conseguinte, na convenção coletiva, criamos subsídios que fortalecem e respaldam a legitimidade dessas questões”, afirma.

A pauta patronal reiterou, por exemplo, o uso da plataforma ergonômica operacional (estribo) como meio de operação da coleta domiciliar. Nos últimos anos, os estribos foram ergonomicamente adequados para promover conforto e segurança aos trabalhadores, se tornando um importante suporte do coletor durante o circuito de trabalho e não apresentando riscos ao profissional ou à população quando seguidos os procedimentos de segurança.

Já a definição de que o tempo necessário para troca de uniformes não deve ser considerado tempo de serviço, salvo em casos de obrigatoriedade da própria empresa, também foi contemplada na pauta patronal, assim como a autorização para trabalho aos domingos e feriados, tornando-se mais um argumento favorável à ininterrupção dos serviços perante possíveis questionamentos do Ministério do Trabalho.

Junho/2018