SELUR oferece roteiro de boas práticas para proteção da saúde dos profissionais
O Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana do Estado de São Paulo – SELUR elaborou um roteiro de boas práticas a ser seguido pelas empresas para a devida proteção de seus profissionais durante o período de pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde. O roteiro traz procedimentos que podem ser adotados a critério de cada empresa, buscando garantir a continuidade dos serviços essenciais para a salubridade pública.
Entre essas várias boas práticas previstas estão treinamentos de segurança ao ar livre, disponibilização de água e álcool em gel nos veículos de coleta e higienização constante da cabine para os motoristas. O roteiro também explica em detalhes como é feito o contágio pelo novo coronavírus e as mais eficientes maneiras de prevenção.
Para elaboração do roteiro, o sindicato contou com a orientação do médico Gustavo Graudenz, PhD em Alergia e Imunologia. O documento assinado pelo Dr Graudenz traz apresenta uma base para as empresas em relação a possíveis questionamentos por órgãos de controle sobre as ações de segurança dos profissionais.
Como exemplo, a Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, encaminhou uma série de recomendações às empresas de limpeza urbana durante o período de pandemia de COVID-19. Entre elas, havia algumas incompatíveis com a realidade do serviço, como o uso de macacão impermeável de corpo inteiro com gorro, óculos de proteção, máscara, luvas e botina de segurança, em situações rotineiras. As ações descritas, se colocadas em prática, poderiam ser prejudiciais aos trabalhadores.