Conteúdo

SELURB apresenta projeto de pesquisa sobre arrecadação específica para Limpeza Urbana

A equipe do Selurb esteve no último dia 30 de novembro na sede da ABDIB (Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústria de Base), em São Paulo, para apresentar um resumo de atividades desenvolvidas durante o ano. Além do Pacto Setorial de Integridade, desenvolvido com a Rede Brasil Pacto Global, o Instituto Ethos e outras associações e empresas, foram abordados pontos como o ISLU 2018; a posição perante a MP do Saneamento e o Código Florestal; o acordo de cooperação com a National Waste & Recycling Association; além da maior aproximação com a imprensa, a fim de pautar a mídia com assuntos relativos ao setor.

Neste sentido, um dos principais pontos foi a produção do estudo a respeito do impacto da arrecadação específica para Limpeza urbana em diversas cidades do mundo. O consultor de Sustentabilidade, Carlos Rossin, apresentou durante o evento alguns detalhes sobre a metodologia utilizada na coleta de dados.

As principais questões a serem respondidas, no entender dos pesquisadores, são: quantas cidades no mundo possuem sistema de coleta de resíduos sólidos; quais os tipos ou formatos dos sistemas adotados; quais possuem aterros próprios ou são atendidas por aterros sanitários regionais; e quais impactos positivos podem ser observados nas cidades com sistemas de arrecadação.

O estudo será elaborado em cinco etapas, que envolvem mapeamento de fontes, coleta de dados, aplicação da metodologia e análise de dados comparativos. Os critérios para a definição de quais cidades entrarão no estudo ainda estão sendo definidos.

“Podemos fazer um recorte por IDH, localização geográfica, população ou PIB. Isso, contudo, será devidamente analisado”, afirma Rossin.