Conteúdo

SELURB teve grande destaque na mídia em 2018

Durante 2018, o Selurb marcou presença nos veículos de imprensa de todo o Brasil defendendo as pautas do setor. A partir do último mês de abril, 442 matérias jornalísticas abordaram temas como o novo Código Florestal, a MP do Saneamento, arrecadação específica para serviços de limpeza urbana e a elaboração do ISLU, sendo destaques sites, jornais, rádios e TV.

Ainda no primeiro semestre, o novo Código Florestal e a revisão do Marco Legal do Saneamento repercutiram bastante. Entre as reportagens veiculadas, destacam-se o artigo de opinião assinado por Marcio Matheus, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, tratando a questão do Marco Legal, e o editorial do jornal O Farroupilha, sobre o novo Código Florestal.

Houve também o artigo “Aterro não é lixão”, assinado por Fabrício Soler e publicado pelo jornal O Globo, no qual o advogado chama a atenção para o entendimento equivocado do STF no que diz respeito à gestão de resíduos na decisão sobre o novo Código Florestal.

Já no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, os dados levantados pelo Departamento do Selurb, em parceria com o engenheiro especialista em sustentabilidade, Carlos Rossin, foram destaque em mais de 130 matérias em veículos como Folha de S.Paulo, Globo News, SPTV 1ª edição e Agência Brasil.

Sobre arrecadação específica para os serviços de Limpeza Urbana, a Folha de S. Paulo publicou no fim de julho uma matéria na qual o presidente do sindicato deixou clara a posição das empresas sobre a importância de uma cobrança direcionada.

No começo do mês de agosto, o SELURB deu início a divulgação dos dados do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU) de 2018. As informações do estudo, que levou em consideração mais de três mil municípios do país, foram destaque na edição do dia 2 de agosto no Jornal Nacional, da TV Globo. Na sequência, os principais meios e comunicação de todos os estados também noticiaram a pesquisa.

Os assuntos que ganharam mais destaque foram o fato de mais da metade dos municípios do Brasil ainda destinarem seu lixo inadequadamente, apenas seis cidades atingirem grau de eficiência ‘muito alto’ na medição feita e o baixo índice de reciclagem.

Outro grande destaque foi a matéria veiculada no RJTV, da TV Globo, sobre a redução do volume de resíduos enviados para aterros sanitários em municípios do estado. Sobre a situação, que pode acarretar na volta de lixões, o presidente da entidade, Marcio Matheus, falou ao jornal.

Nos últimos meses do ano, o Selurb ainda ganhou exposição no jornal O Estado de S. Paulo por conta de um levantamento sobre o impacto econômicos dos lixões e sobre a licitação dos serviços indivisíveis de Limpeza Urbana no município de São Paulo.

“A maior presença na mídia nos ajudou muito a defender as pautas setoriais junto à população e às autoridades. Em 2019, continuaremos fazendo um trabalho focado e dar voz às empresas”, diz Marcio Matheus.