Conteúdo

Setor de resíduos brasileiro e norte-americano reúnem-se em Washington para troca de experiências e acordo de cooperação

Uma comitiva de empresários, executivos e consultores do Setor brasileiro de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos esteve em Washington, capital dos Estados Unidos, entre os dias 16 e 20 de julho, para uma série de compromissos voltados à troca de conhecimentos e formação de parcerias com bancos internacionais de fomento e entidades norte-americanas do segmento. A viagem foi organizada pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (SELURB), que representa a atividade econômica no Brasil.

A agenda teve início ainda no dia 16 com uma reunião de representantes do SELURB e dos Grupos Empresariais Estre e Solvi, a ele associados, no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para discutir os desafios e os novos modelos de financiamento para o setor privado no desenvolvimento da gestão e manejo de resíduos sólidos no Brasil.

No segundo dia de viagem, a comitiva brasileira foi recebida pela direção da National Waste & Recycling Association (NWRA), na sede da entidade americana, em Arlington-Virginia, para conhecimento do modelo de governança da entidade e discussão de temas de relevância, tais como o desenvolvimento setorial e institucional nos dois países, advocacy e cooperação técnica, entre outros assuntos.

No dia seguinte, 18, a delegação brasileira realizou visitas técnicas guiadas pela equipe da NWRA na planta industrial de triagem e recuperação de materiais, bem como na unidade de waste to energy (WTE) do Condado de Montgomery.

Já no dia 19, na sede da Embaixada Brasileira em Washington, D.C., Capital dos Estados Unidos, ocorreu a assinatura do Memorando de Entendimento pelos presidentes do SELURB e a NWRA, seguido de um almoço social com as lideranças empresariais brasileiras e americanas apoiadoras da iniciativa.

No último dia, parte da delegação brasileira participou de uma reunião na sede do Banco Mundial (BIRD), com a área de Desenvolvimento Urbano da instituição, para discussão dos gargalos na implementação de projetos do setor público para destinação ambientalmente adequadas de resíduos no Brasil, e outra, de uma ação de interação institucional da NWRA com o Congresso Norte-Americano.