Conteúdo

Setor lança cartilha “A importância do lixo para a Administração” para gestores municipais

O Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana – SELURB lançou uma cartilha para gestores municipais com informações sobre a gestão de resíduos sólidos no país, em parceria com as principais entidades do setor e com o Dr. Waldeck Vieira Ornelas, diretor do Instituto de Educação e Tecnologias de Salvador.

Intitulado “A importância do lixo para a Administração”, o documento apresenta os principais tópicos sobre a gestão do lixo no país, incluindo as legislações vigentes, responsabilidades das prefeituras e os modelos de cobrança disponíveis para o setor. O objetivo é ajudar os gestores municipais a compreenderem as mudanças relacionadas à gestão do lixo, além dos papeis da administração pública e da iniciativa privada nesse processo, com a possibilidade de parcerias para execução dos serviços.

Com linguagem simples e disponível nos formatos impresso e online, a cartilha também aponta a regionalização como alternativa para as cidades de pequeno e médio porte que não têm estrutura ou escala suficiente para, isoladamente, dar viabilidade técnica e econômica ao tratamento e disposição final ambientalmente adequada dos seus resíduos.

“Ao longo dos últimos anos e com a implementação do Novo Marco do Saneamento, o setor de limpeza urbana e de gestão de resíduos sólidos passou por mudanças conceituais profundas. O desenvolvimento dessa cartilha visa ajudar os gestores municipais a entenderem esse novo cenário, as exigências legais, as responsabilidades e soluções disponíveis”, explica Márcio Matheus, presidente do Selurb.