Temas estratégicos na mídia
No mês de abril, o novo Código Florestal e a revisão do Marco Legal do Saneamento, ambos temas estratégicos para o setor de limpeza urbana no país, começaram a ser trabalhados na imprensa nacional. Entre as notícias veiculadas, destacam-se artigo de opinião de Carlos Rossin publicado pelo jornal Estado de Minas (MG) e entrevista do especialista à Rádio Nacional EBC sobre o mesmo assunto.
Rossin discorreu sobre os possíveis impactos da decisão do Supremo Tribunal Federal em julgar inconstitucional o dispositivo do novo Código Florestal que trata a gestão de resíduos como um serviço de utilidade pública e interesse social, o que prejudica diretamente a construção de novos aterros sanitários.
Já as contribuições do setor apresentadas à Casa Civil da Presidência para a revisão do Marco Legal do Saneamento foram noticiadas em veículos da grande imprensa e mídia especializada como, por exemplo, o site do Estadão e a Página Sustentável.
Os canais do Movimento Lixo Cidadão (MLC) também abordaram essas questões, em uma estratégia de amplificar o debate sobre esses assuntos junto à população. Iniciativas pioneiras do setor de limpeza urbana também tiveram destaque no MLC.