Conteúdo

s_rgb300RS O SELUR – Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo, foi criado no ano de 1992. Cristalizava-se ali o esforço das empresas de limpeza urbana no propósito de instituírem uma entidade capaz de executar a representação da categoria econômica como também de responder aos desafios enfrentados por um setor de relevante importância estratégica quanto às questões de natureza social, ambiental, econômica e de saúde pública.
Esses desafios são decorrentes da natureza inquestionável da essencialidade dos serviços ambientais que são realizados pelo setor:
1. Coleta e transporte de resíduos sólidos oriundos de domicílios, logradouros públicos, estabelecimentos industriais, públicos, comerciais e de serviços;
2. Varrição de ruas, passeios e demais espaços públicos;
3. Coleta e transporte de resíduos originados nos serviços de saúde;
4. Tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos tipos de resíduos coletados e transportados.
5. Outros serviços complementares à limpeza urbana.
Alguns desses serviços devem ter caráter de execução obrigatória em todos os municípios brasileiros; outros possuem exigências de diferentes graus em acordo com características específicas a cada município e a cada região.

As diferenças regionais são reconhecidas e devem assim ser tratadas, em conjunto com as características gerais desses serviços e que estão presentes em todo território nacional.

Cabe ao SELUR, neste contexto, a efetivação de ações que agreguem valor a esses serviços, buscando respostas a questões a eles inerentes e que deverão ser traduzidas em ganhos às comunidades atendidas pelas empresas que formam o setor. Esse conjunto de ações deve abrigar proposições que colaborem com políticas públicas que objetivem melhorar a qualidade de vida dessas comunidades, que tragam aportes de natureza técnica às empresas e que incrementem o reconhecimento e o fortalecimento das categorias profissionais envolvidas. Para isso, os ditames da Lei 12.305/2010, e o respectivo Decreto da regulamentação nº 7.404/2010, contém bases estruturantes para ações que serão desenvolvidas em todo o território nacional.

Produzir também referências de natureza prática sobre os resíduos sólidos, disseminando informações as mais variadas possíveis, para que seja ampliado e aprofundado o conhecimento que a lida com esses produtos proporciona.

Compete ainda ao SELUR a busca sistemática de dados do setor que expressem qualitativa e quantitativamente as realidades brasileira e regionais e dar publicidade a eles, de forma que possam ser utilizados por qualquer tipo de instituição, pública ou privada, e de que esfera for, assegurados por procedimentos técnicos que lhes afirmem a confiabilidade.

Faz-se mister ainda que o SELUR seja o difusor abalizado de projetos inovadores, das novas técnicas de trabalho e da mais moderna tecnologia que atendara às exigências dos serviços; como corolário cabe-lhe o estímulo à prática da ética em todas as ações que venham a ser desenvolvidas.

São quase duas centenas de empresas atuando em todo o território nacional, abrigando milhares de pessoas que executam as funções das mais humildes até as de grande complexidade, todas elas entretanto de grande valia, e cuja importância somente pode ser reconhecida quando observado no conjunto que forma a atividade.

Bem vindo ao nosso site; recém-criado, estaremos dispondo o melhor de nosso esforço para que esse veículo de comunicação atenda aos objetivos estabelecidos.