Conteúdo

Lixo urbano: uma trajetória que não acaba na porta de casa

Em meados de julho, o SELUR e a Equipe do Programa Nova Cidade, da TV Aberta, visitaram o aterro sanitário da Unidade de Valorização Sustentável (UVS) da Essencis Soluções Ambientais SA, em Caieiras (SP), considerado um dos mais avançados do País. Localizado no quilômetro 33 da Rodovia dos Bandeirantes, o local atende 18 municípios (inclusive metade da Capital paulista) e tem processos claros de destinação e tratamento do lixo, além do emprego de técnicas previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), como logística reversa.

??????????????????????????Com uma área total de 3,5 milhões metros quadrados, a UVS recebe diariamente cerca de 10.500 mil toneladas (aproximadamente 700 caminhões/dia) de lixo urbano. São diversos tipos de resíduos destinados corretamente, dos perigosos, dispostos no Aterro Classe 1, aos não perigosos, direcionados ao espaço Classe 2.

No local, tanto o biogás que emana do material descartado quanto o chorume (efluente do lixo) são reutilizados e redirecionados, respectivamente. Ao lado do aterro, há uma termoelétrica – a Termoverde – que usa os Gases de Efeito Estufa (GEE) para produção de combustível. Por hora, é gerado um total de 30 MW, o suficiente para abastecer constantemente uma cidade de 300 mil habitantes com energia limpa e sustentável. Já o chorume é levado diariamente para uma lagoa e, em seguida, um caminhão transporta para uma estação de tratamento, permitindo o seu tratamento apropriado.

A Essencis, pertencente ao Grupo Solví, é uma empresa privada, que opera em uma área própria. A UVS Caieiras também possui outras tecnologias de valorização de resíduos, por exemplo, logística reversa; TDU (ou Unidade de Dessorção Térmica), que realiza o tratamento de solo contaminado por hidrocarbonetos; e um projeto de recuperação fiscal. A vida útil do aterro de Caieiras é para mais duas décadas.