Conteúdo

ISLU – Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana – 2ª edição / 2017 (Folder pré lançamento)

Este folder visa apresentar os principais resultados da 2ª edição do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU), extraído do estudo completo, que será lançado no segundo semestre de 2017. Os resultados apresentados neste documento contemplam pouco mais de 3.000 municípios que disponibilizaram seus dados de 2015 no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Lançado em 2016, o ISLU visa a medir o cumprimento da gestão municipal às premissas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O município é avaliado de acordo com uma pontuação, que varia de 0 (zero) a 1 (um): quanto mais próximo de 1, maior será a aderência do município à PNRS. A avaliação é feita a partir do desempenho em quatro dimensões: engajamento, recuperação de recursos coletados, sustentabilidade financeira e
impacto ambiental.

Nessa edição, o ISLU registrou aumento no número de municípios participantes e traz análises temáticas e temporais com base na edição anterior. Um dos principais resultados identificados pelo ISLU é a mensuração da importância da arrecadação específica para a melhoria da gestão e manejo municipal dos resíduos sólidos.

ISLU – 2ª Edição / 2017