Conteúdo

SELUR celebra um quarto de século com ato solene na Alesp

No dia 10 de agosto, o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (SELUR) recebeu parceiros e convidados para um ato solene com a finalidade de comemorar o Jubileu de Prata da entidade. A cerimônia, realizada das 19h às 22h, no Auditório Paulo Kobayashi (Salão dos Espelhos) da Assembleia Legislativa de São Paulo, celebrou os 25 anos de atuação do sindicato, que zela por empresas do setor de gestão de resíduos sólidos no estado.

Na abertura do evento, Sr. Marcio Matheus, presidente do SELUR, destacou que o setor privado atuante no segmento de limpeza urbana ganhou destaque com o passar dos anos. “Gostaria de jogar luz sobre a essencialidade da limpeza urbana para a saúde pública. Desde o nascimento do SELUR, em 24 de julho de 1992, foram muitos os desafios enfrentados e muitas as conquistas. E ainda há muito a ser feito”, comentou.

“A importância das empresas fundadoras, dos empresários e executivos integrantes de sua primeira estrutura dirigente já então demonstrava, por si só, a solidez objetivada pelo setor para a sua nova entidade. De lá para cá, 25 anos se passaram e outros três presidentes se seguiram”, acrescentou o presidente da entidade.

Além de Matheus, compuseram a mesa da solenidade o deputado Cauê Macris (presidente da Assembleia Legislativa), deputado Carlão Pignatari (presidente da subcomissão de resíduos sólidos da ALESP,  Sr. Ariovaldo Caodaglio (consultor do SELUR), Sr. Carlos Leal Villa (CEO da Solví Participações S/A) e Sr. Fábio Ferreira de Carvalho Alves, que representou seu pai, Sr. Augusto de Carvalho Alves (primeiro presidente do SELUR).

A cerimônia incluiu a entrega de Menção Honrosa para Aldo de Ávila Júnior, do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo (SEAC-SP) e para os demais presentes à mesa – Sr. Augusto de Carvalho Alves, Sr. Carlos Leal Villa e Sr. Ariovaldo Caodaglio. As homenagens foram anunciadas pelo atual presidente e concedidas pessoalmente pelo deputado Carlão Pignatari.

O SELUR prestou ainda homenagem a líderes dos sindicatos laborais: Sr. José Roberto Santiago Gomes, da Federação dos Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação Ambiental, Urbana e Áreas Verdes no Estado de São Paulo (Femaco); Sr. José Moacyr Malvino Pereira, do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo ( Siemaco); e Sr. José Alves do C. Filho, do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Ônibus Rodoviários Internacionais, Interestaduais, Intermunicipais e Setor Diferenciado de São Paulo.

Após essa sessão, o diretor de relações sindicais do SELUR, Sr. Adalberto dos Santos Oliveira, foi surpreendido com uma condecoração inesperada. “É uma homenagem de muita surpresa, mas que me deixa extremamente honrado. Fiz parte do início do SELUR”, comemora. Por fim, todo o time do sindicato foi aplaudido ao ser chamado à frente do auditório. Os colaboradores presentes foram: Carla Santana da Silva, Cristiana Mello Cerchiari, Cristiane Lima do Nascimento, Frederico Rocha, Hosana Pereira Pina, Jonas Manabu Okawara, José Antônio de Freitas, Marlene de Lima Rocha e Susane D. C. Bragança Pinheiro.

Antes de encerrar, Sr. Marcio Matheus lembrou uma discussão que é delicada e, ao mesmo tempo, tão cara para o setor de gestão de resíduos sólidos: o projeto de lei que permitiria à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) receber investimentos da iniciativa privada e ampliar seu escopo de trabalho – inclusive, na área de gestão e tratamento de resíduos sólidos –, que se encontra em discussão pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

No desfecho, prevaleceu o otimismo. “Viemos renovar os votos de união associativa realizados na Assembleia Geral de Fundação do SELUR, por destacadas lideranças do segmento, cuja noção de conjunto e visão de futuro já lhes permitia vislumbrar que o maior desafio para a consolidação do setor e a estabilidade do seu ambiente de negócios era ação coletiva dos seus operadores e investidores”, finaliza o presidente.