Conteúdo

Setor de limpeza urbana mantém investimento em programa de responsabilidade social para pessoas com deficiência

O início de uma nova etapa, cheia de ensinamentos e boas perspectivas. Assim pode ser definida a aula inaugural da 17ª turma do Programa de Qualificação Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência, realizada no último dia 26 de janeiro, no auditório das Faculdades Integradas Rio Branco, na Lapa. Sob o patrocínio de 32 empresas de limpeza urbana do Estado de São Paulo, a iniciativa é uma parceria do Selur com a Fundação de Rotarianos de São Paulo e do Centro Profissionalizante Rio Branco (Cepro).

Na ocasião, os 47 participantes, com idades a partir de 16 anos, receberam a mochila do curso e as boas-vindas dos representantes das instituições envolvidas. A mesa foi composta pelo presidente do Selur, Márcio Matheus; a analista financeira da entidade, Susane Bragança; o diretor de Relações Sindicais, Adalberto dos Santos Oliveira; o secretário do Conselho Comunitário da Fundação, José Americo Fischmann; a diretora do Cepro, Susana Penteado; a consultora do Instituto Modo Paritês, Ivone Santana; e o auditor fiscal do trabalho, José Carlos do Carmo.

“Queremos qualificar e valorizar as pessoas. A expectativa das empresas do Setor de Limpeza Urbana é gerar oportunidades e promover inclusão”, destacou Márcio Matheus.
Desde 2009, quando o curso foi implantado, 680 alunos já se formaram e aprenderam sobre tecnologia para o trabalho, noções administrativas, matemática, português e habilidades para a vida, com orientações sobre saúde e cidadania. “Além da questão técnica, de prepará-los para o mercado, buscamos fortalecer a autoestima”, explicou Susana Penteado.

Os formandos farão parte do banco de dados do Selur Social (Sistema Integrado de Vagas e Currículos para Pessoas com Deficiência), portal onde empresas e PCDs podem fazer contato e viabilizar oportunidades de trabalho. Mais informações em: http://www.selursocial.org.br.