Conteúdo

Urbam e Instituto Venturi organizam fórum internacional de resíduos sólidos

A Urbam e o Instituto Venturi realizarão o 6º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos (FIRS), no período de 10 a 13 de junho, no Parque Tecnológico, em São José dos Campos. Esta será a primeira vez que o Fórum será realizado fora de Porto Alegre (RS).

A busca de soluções para a destinação final dos resíduos tem se constituído num desafio, tanto para o setor público quanto para o setor privado. Nesse sentido, os fóruns têm sido de grande importância para os municípios na fase de implantação das normas da Política Nacional de Resíduos Sólidos e também para os pesquisadores que se dedicam aos estudos sobre o tema e às empresas que atuam no setor, principalmente da reciclagem.

Segundo a presidente do Instituto Venturi, Arlinda Cézar, São José dos Campos foi escolhida para receber a 6ª edição do Fórum devido ao trabalho que a Urbam realiza na cidade. “A Urbam realiza um trabalho de destaque na organização e operação da Coleta Seletiva, que é referência no Brasil”, explica. O Instituto é formado por professores e possui convênios com universidades no Brasil e no exterior.

Ela explica que o Fórum consolidou-se como fonte credenciada na divulgação, tanto da produção científica, como de novas técnicas e de projetos empresariais. “Pode ser dito que é o evento de maior expressão brasileira em se tratando do tema resíduos sólidos”, destaca.

O sucesso das edições anteriores, que contou com expressões mundiais na questão ambiental, deu aos organizadores a certeza da importância da continuidade do evento, apontando a necessidade da promoção de um espaço onde toda a cadeia de gerenciamento de resíduos sólidos (geradores de resíduos, indústria da produção limpa, centros de pesquisa de desenvolvimento de tecnologias ambientais, além de estudantes de graduação e outros) possam fomentar seus projetos e estabelecer novos negócios. Nesse contexto, decidiu-se pela realização simultânea da Feira Internacional de Ciência e Tecnologia para Reciclagem/Recuperação de Resíduos. No mesmo ambiente do Fórum, a feira vai proporcionar interação entre os participantes.

“Queremos contribuir com o poder público, empresas e sociedade como um todo na busca do desenvolvimento sustentável”, acrescenta Arlinda. Nesse sentido, o evento está sendo organizado com materiais recicláveis e/ou reutilizáveis, desde a montagem dos estandes até o material gráfico utilizado.

São José dos Campos foi uma das primeiras cidades do Brasil a implantar a coleta seletiva em 1990. A coleta é realizada em mais de 90% das residências porta a porta, de uma a três vezes por semana. O aterro sanitário é altamente conceituado pela Cetesb. “São José dos Campos é referência em limpeza pública e este Fórum é um momento importante para conhecermos novas tecnologias e para a troca de experiências”, explica o diretor-presidente da Urbam, Boanésio Ribeiro.

Mais informações sobre o Fórum e a Feira podem ser obtidos no site: www.6firs.institutoventuri.org.br. As inscrições já estão abertas neste mesmo site e os valores promocionais vão até 31 de janeiro