Conteúdo

Urban Age: arquiteto e Selur promovem diálogo para discutir o espaço urbano

No dia 11 de julho, o escritor e urbanista Mauro Calliari se reuniu com o time estratégico do SELUR, quando apresentou o livro “Espaço Público e Urbanidade em São Paulo” e discutiu assuntos pertinentes aos desafios de limpeza urbana e ao urbanismo contemporâneo – duas áreas complementares. O sindicato levantou pontos de relevância e que carecem de discussão, a exemplo da inadimplência municipal com as operadoras, a sustentabilidade financeira e operacional dos serviços, a erradicação dos lixões e a morosidade na implementação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS).

Em contrapartida, Mauro Calliari trouxe uma nova perspectiva para a visão de cidades. Segundo o autor, estamos em um momento crucial em que a população precisa se perguntar: “O que é um bom espaço público? Qual é a sua importância para o conjunto da sociedade?” O consultor defende que vivemos a “Urban Age” – uma era em que a população se concentra cada vez mais nas cidades, questionando-se sobre o seu papel na apropriação e na qualidade dos espaços urbanos, em busca da retomada dos espaços públicos para pleno usufruto de todos, uma realidade ainda não muito presente no cotidiano de São Paulo.

Esse cenário é intrínseco à limpeza urbana, uma vez que a salubridade e a qualidade de vida nas cidades estão diretamente relacionadas aos cidadãos que nela vivem – isto é, quando todos se sentirem mais pertencentes a esses espaços, a participação da população na manutenção de espaços públicos limpos, saudáveis será naturalmente mais ativa e consciente.

Na Urban Age, ”o desejo de fruição do ambiente urbano demanda capacidade crescente do poder público de servir como mediador competente, oferecendo infraestrutura e serviços básicos que não podem ser negligenciadas do ponto de vista do planejamento e do investimento. Se as pessoas estão querendo reocupar o espaço público esse é o momento de planejar ações que garantirão a qualidade da experiência futura na cidade”.

Sobre Mauro Calliari:

O autor é também responsável pelo Blog Caminhadas Urbanas, hospedado no Estadão.com. Atuou no Grupo Abril por mais de 17 anos e possui experiência como professor e consultor. Formado em “Administração de Empresas” pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Calliari também tem mestrado em “Estudos Urbanos” pelo Mackenzie e doutorado em “Filosofia” pela FAU/USP.